sábado, 21 de setembro de 2019

Paranaguá a Guaraqueçaba

Setembro, 19

Hoje resolvemos ir conhecer Guaraqueçaba partimos por volta das 10h30m. Antes da partida tivemos que resolver um problema na sonda. Devido a descargas atmosféricas da noite anterior tivemos alguns fuziveis queimados ou avariados. Então Antes de qualquer outra coisa precisávamos resolver o problema elétrico. Após resolvermos partimos para as nossas 21 milhas até nosso destino.

Sempre ouvi falar de piraja, nas nunca havia realmente entendido o que eram. Aqui em Paranaguá aprendi o que é isso. Assim simples, você está navegando com 10 a 15 nós de vento e derrenpente se aproxima uma nuvem de chuva e o vento passa dos 30 nós. E como mágica depois de alguns minutos de angústia o vento volta as 10 a 15 nós anterior. Foram 3 destes durante a ida. E mais uns 3 durante a noite.

Fizemos os preparativos para passar o passe para lá com uma maré alta já que na carta marca uma passagem de mais ou menos 100 metros, com profundidade de 50cm. Isso era os dados que tínhamos no Navionics, já que não há cartas dessa região lançadas pela marinha do Brasil. Bom lá chegando velas abaixo, motor em baixa e vamos para o nosso passe. Assim que atingimos o mesmo, a sonda marcava 5m de profundidade... acabou o passe e essa foi a profundidade, ficamos aliviados por saber que esse passe é profundo o suficiente para passarmos com qualquer maré.

Por volta das 16h chegamos a Guaraqueçaba. Cidade muito pequena e parecia parada no tempo. Seus habitantes seguem uma rotina bucólica. E  tudo ali gira ao redor do mar. Achei o local o máximo, e com certeza voltarei com a familia e amigos.

Guaraqueçaba foi fundada 1545 e tem aproximadamente 7500 habitantes. Na sua rua principal tem vários restaurantes. No horário que chegamos o único aberto era a Mercearia Rodrigues, que olhando de fora não era tão apetitoso como gostaríamos. Mas bastou entrar para termos um outra opinião. Bom cardápio, excelente carta de cervejas, além de diversos vinhos. A decoração é retrô e de muito bom gosto vale a pena uma visita.

A ancoragem é bem tranquila, se ancora no centro da cidade, onde ha um trapiche flutuante que facilita os embarques e desembarques.

Nenhum comentário:

Postar um comentário