sábado, 21 de setembro de 2019

Setembro, 20

Bom hoje acordamos em Guaraqueçaba depois de uma noite mal dormida, devido a tempestades de raios e Pirajá, assim tivemos uma noite entre cochilo e verificar a posição do barco.

Ao acordar fomos dar uma volta na cidade e fizemos uma trilha que nos levou a uma vista fenomenal da baia de Paranaguá. A trilha se tem acesso ao lado da igreja e leva uns 10 minutos de caminhada. No alto da trilha você se encontra a 140 metros acima da baia.

Depois de fazer a trilha fomos comprar gelo e um remo, sim um remo, de lembrança do local.

Depois começamos a nos preparar para ir a Purucuara, já que é um lugar abrigados ventos do quadrante sul. E o mesmo entraria com força neste dia. Sendo assim partimos por volta das 11h.

Logo na saída pegamos um Pirajá que nos obrigou a dar um riso na mestra. Seguimos com a mestra em um riso e Genoa até a entrada para o canal de acesso à Purucuara. No momento tínhamos uma maré de 40 cm o que não era o que esperávamos. Tentamos o passe por 3 vezes e não o tivemos sucesso. Sabiamos então que teríamos que abortar essa ideia pois em menos de 2 horas a frente fria nos atingiria.

Resolvemos  abortar a ida a Purucuara e ir procurar abrigo na ilha das peças distante  de onde estávamos aproximadamente 6 milhas. Deixamos a grande no segundo riso, caso a frente nos pegasse no caminho. Decisão acertada pois antes mesmo de percorrermos uma milha a frente fria nos atingiu. A força foi bem superior a que esperávamos ventos de até 24 nos mas pegamos ventos de mais de 35 nós.

Foi um teste árduo para nosso veleiro com a mestra no segundo riso e menos de uma braça de Genoa enfrentamos a frente fria, pois o local mais próximo para nós abrigar era a ilha das peças, foram mais de 3 horas para singrar as 6 milhas.

Nosso botinho de apoio teve que ser reamarrado no meio da confusão e nosso biruta foi arrancado pela força do vento. Nunca havíamos pego tanto vento com nosso veleiro foi um teste e tanto.

Chegamos a ilha das peças por volta das 16h com um céu escuro que lembrava o anoitecer. Chegamos tão cansados que nem tivemos vontade de descer na mesma.

A Ancoragem não é das mais confortáveis mas serviu bem a seu propósito.  Ancorados descansamos e não fizemos mais nada.

O que nos incomodou nesta ancoragem foi o incômodo balançar lateral e a ausência de sinal de telefonia. Não funciona o acesso a rede  de dados móveis e a rede de voz é  sofrível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário